Testes de Avaliação


Avaliação Sumativa Final - 3.º Período

Datas:

Os testes estarão organizados em caderno 1 e caderno 2. 
O caderno 1 será feito no primeiro dia e o caderno 2 será feito no segundo dia.
 

- Estudo do Meio: dias 10 e 11 de Maio 
- Português: dias 18 e 19 de Maio
- Matemática: dias 24 e 25 de Maio

Conteúdos:

Para o teste de Estudo do Meio, eu tenho de saber:
(Caderno 1)
- o nome completo, a data de nascimento, o nome da sua escola, a turma e o seu número (na turma);
- quantos meses tem um ano;
- quantos dias podem ter os meses;
- identificar o ano comum e o ano bissexto;
- escrever os meses do ano (por ordem) e saber os dias que cada mês tem;
- escrever os dias da semana e identificar os dias úteis;
- identificar a cor e a forma dos sinais de perigo, de proibição, de obrigação e de informação;
- distinguir dentes de leite e dentes definitivos e saber quantos são;
- por que razão a vacinação é importante;
- para que serve a Roda dos Alimentos;
- reconhecer as características das árvores em cada estação do ano;
- quando começa cada estação do ano;
- a duração de cada estação do ano (quantos meses);
- ordenar as fases de crescimento do feijoeiro;
- reconhecer que o ar tem peso;
- reconhecer regras de higiene;
- o significado das cores das bandeiras na praia;
- cuidados a ter na praia e nos rios;
(Caderno 2)
- descrever itinerários utilizando as expressões "quarto de volta", "em frente", "esquerda" e "direita";
- identificar o ponto de partida e o ponto de chegada;
- identificar meios de comunicação pessoal e meios de comunicação social;
- identificar objetos de origem natural e objetos de origem artificial;
- reconhecer em objetos as propriedades: resistente, flexível, moldável, solúvel, combustível, transparente...;
- o que podemos / devemos fazer quando as pessoas têm opiniões diferentes;
- que profissão quer ter quando for grande e justificar;
- onde gostaria de passar férias e o que gostaria de fazer;
- ...
(Todos os conteúdos serão revistos nas próximas aulas.)

 » Ficha de Preparação para o Teste Sumativo Final de Estudo do Meio.

» Ficha de Preparação para o Teste Sumativo Final de Estudo do Meio (com soluções)
Deves estudar/treinar os diferentes exercícios e assim, estarás preparado para realizares o teu Teste de Avaliação.

 

Para o teste de Português, eu tenho de saber:
(Caderno 2)
- ler e compreender um texto;
- identificar opções corretas de acordo com o texto lido;
- responder a perguntas sobre o texto;
- ordenar ações da história;
- identificar (de entre várias opções) a opção que poderá continuar o texto lido;
- completar corretamente palavras com s, ss, c ou ç;
- identificar o masculino e o feminino;
- identificar o singular e o plural;
- identificar nomes comuns;
- identificar monossílabos, dissílabos, trissílabos e polissílabos;
- identificar determinantes artigos definidos e indefinidos;
- reescrever frases no plural;
- antónimos de palavras dadas;
- identificar adjetivos;
- identificar, em frases, o nome que está a ser qualificado pelo adjetivo;
- reescrever frases começando por "Amanhã..." e "Ontem..." mudando o verbo;
- identificar palavras da mesma família;
- escrever palavras da área vocabular / campo lexical;
- identificar  frases interrogativas e exclamativas;
- identificar palavras com acento agudo, acento grave e acento circunflexo;
- ordenar palavras alfabeticamente;
- identificar onomatopeias;
- identificar nomes coletivos;
- completar frases utilizando pontuação adequada;
(Caderno 3)
- escrever um texto (10 a 15 linhas) a partir de um tema dado, com parágrafos, maiúsculas, sinais de pontuação, correção ortográfica e caligrafia bonita;
- escrever, respeitando as regras, um diálogo entre duas pessoas;
(Caderno1 - 15 minutos)
- ouvir um texto
- responder a perguntas a partir do texto escutado;
- ...
(Todos os conteúdos serão revistos até à data do teste.)

» Ficha de Preparação para o Teste Sumativo Final de Português (só Gramática)

» Ficha de Preparação para o Teste Sumativo Final de Português (só Expressão Escrita)

» Ficha de Preparação para o Teste Sumativo Final de Português
Deves estudar/treinar os diferentes exercícios e assim, estarás preparado para realizares o teu Teste de Avaliação.

 

Para o teste de Matemática, eu tenho de saber:

(Caderno 1)
- ler, escrever e decompor números até ao 1000;
- identificar unidades, dezenas e centenas;
- escrever números por extenso;
- decompor números 
- ordenar números por ordem crescente e decrescente;
- identificar números pares e ímpares;
- completar sequências numéricas;
- as tabuadas do 2, do 3, do 4, do 5, do 6 e do 10;
- calcular o dobro, o triplo, o quádruplo e o quíntuplo;
- pintar metade e a terça parte de figuras;
- assinalar numa unidade as frações ½ , 1/3  e ¼;
- construir a unidade a partir de uma fração ( 1/3 );
- identificar, numa semirreta, a fração correspondente a um ponto assinalado;
- a partir de uma régua, identificar a medida de um objeto;
- reconhecer que o decímetro é a décima parte do metro;
-  fazer transformações (m em dm, em cm e em mm; dm em cm e em mm; cm em mm);
- calcular distâncias (a partir de uma imagem);
(Caderno 2)
- medir linhas com a régua e registar as medições;
- calcular diferenças;
- assinalar o eixo ou os eixos de simetria numa figura;
- completar uma simetria de reflexão;
-  calcular a área (unidade de medida: quadrados e triângulos);
- calcular o perímetro;
- identificar sólidos geométricos;
- identificar (e contar) faces, arestas e vértices;
- resolver problemas com medidas de massa (quilograma);
- resolver problemas com medidas de capacidade (litro e meio litro);
- volumes: identificar o número de cubos que faltam para completar uma construção;
- ler horas;
- resolver problemas com horas;
- ler e compreender um gráfico de barras;
- ler e compreender um diagrama;
- resolver problemas com dinheiro (calcular a despesa, o troco...);
- identificar possibilidades a partir de opções disponíveis (exemplo: duas massas e três ingredientes);
- compreender e resolver problemas, sem esquecer de mostrar como pensei;
- dividir (operações simples na representação horizontal);
- multiplicar (operações com e sem transporte na representação vertical/algoritmo);
- adicionar (com e sem transporte) e subtrair (com e sem empréstimo) na representação vertical/algoritmo;
- ...
(Todos os conteúdos serão revisto até à data do teste.)

» Ficha de Preparação para o Teste Sumativo Final de Matemática - 1

» Ficha de Preparação para o Teste Sumativo Final de Matemática - 2 
Deves estudar/treinar os diferentes exercícios e assim, estarás preparado para realizares o teu Teste de Avaliação.



Avaliação Sumativa - 2.º Período

Datas:

- Estudo do Meio: dia 04 de março (sexta-feira)
- Português: dia 08 de março (terça-feira)
- Matemática: dia 11 de março (sexta-feira)

 

Conteúdos:

Para o teste de Matemática, eu tenho de saber:
- ler, escrever e decompor números até ao 900;
- escrever números por extenso;
- decompor números de duas formas diferentes;
- identificar centenas, dezenas e unidades;
- identificar números pares e ímpares;
- identificar um número a partir da sua decomposição;
- ordenar números por ordem crescente e decrescente;
- formar um número mais próximo de um outro número, utilizando 3 algarismos dados;
- localizar números em retas numéricas;- completar sequências numéricas;
- completar adições com lacunas (exemplo: 250 + ___ = 800);
- a partir de 3 algarismos dados, formar 6 números diferentes;
- completar sequências de figuras;
- as tabuadas do 2, do 3, do 4, do 5 e do 10;
- calcular a metade, a terça parte, a quarta parte e a quinta parte;
- calcular o dobro, o triplo, o quádruplo e o quíntuplo;
- construir a unidade a partir de uma fração (½  e ¼);
- assinalar numa unidade as frações ½  e ¼;
- desenhar ponteiros em relógios de acordo com a hora indicada;
- compreender e resolver problemas, sem esquecer de mostrar como pensei;
- dividir (operações simples na representação horizontal);
- multiplicar (operações simples na representação vertical/algoritmo);
- adicionar (com e sem transporte) e subtrair (com e sem empréstimo) na representação vertical/algoritmo;
- ...

» Ficha de Preparação para o Teste de Matemática
________________________________________________

Para o teste de Português, eu tenho de saber:
- ler e compreender um texto;
- ordenar ações da história;
- identificar opções corretas de acordo com o texto lido;
- identificar no texto a frase que demonstra que uma afirmação está correta;
- identificar afirmações verdadeiras ou falsas (de acordo com o texto);
- identificar (de entre várias opções) o significado de palavras dadas;
- completar frases de acordo com o texto;
- identificar (de entre várias opções) a opção que poderá continuar o texto lido;
- identificar  autor, obra e editora;
- reescrever frases no plural;
- identificar nomes comuns masculinos e nomes comuns femininos;
- identificar nomes próprios, nomes comuns, nomes coletivos, verbos e adjetivos;
- ordenar palavras alfabeticamente;
- identificar frases interrogativas e exclamativas;
- reescrever frases, substituindo palavras por outras de sentido oposto (antónimos);
- identificar palavras da mesma família;
- identificar palavras da mesma área vocabular / campo lexical;
- identificar palavras com acento agudo, acento grave e acento circunflexo;
- dividir palavras em sílabas;
- identificar monossílabos, dissílabos, trissílabos e polissílabos;
- escrever um texto a partir de questões;
- escrever um texto com parágrafos, maiúsculas, sinais de pontuação, correção ortográfica e caligrafia bonita;
- ...


» Ficha de Preparação para o Teste Sumativo de Português
» Ficha de Expressão Escrita

________________________________________________

Para o teste de Estudo do Meio, eu tenho de saber:
- identificar o aspeto das árvores nas diferentes estações do ano;
- identificar seres vivos e seres não vivos;
- o que são plantas cultivadas e plantas espontâneas;
- identificar plantas cultivadas e plantas espontâneas;
- as partes constituintes da flor (carpelo, estame, pétala, sépala, recetáculo);
- os modos de locomoção dos animais (como se deslocam) e os ambientes em que são usados (água, terra, ar);
- identificar animais ovíparos e vivíparos;
- identificar a fêmea adulta, o macho adulto e a sua cria (exemplo: vaca – boi – vitelo);
- identificar profissões;
- associar a profissão à sua função (o que faz?);
- identificar profissões que produzem alimentos, profissões que fabricam produtos e profissões que prestam serviços;
- que não existem profissões mais importantes e justificar o porquê;
- identificar objetos utilizados em algumas profissões;
- identificar objetos cortantes, objetos contundentes e objetos elétricos;
- identificar o serviço prestado por algumas instituições (exemplo: a escola presta serviços de educação);  
- ...

» Ficha de Preparação para o Teste Sumativo de Estudo do Meio - 2

» Ficha de Preparação para o Teste Sumativo de Estudo do Meio - 1


Avaliação Intercalar - 2.º Período

Datas:

- Estudo do Meio: dia 22 de janeiro (sexta-feira)
- Matemática: dia 27 de janeiro (quarta-feira)
- Português: dia 29 de janeiro (sexta-feira)

Conteúdos:

Para o teste de Português, eu tenho de saber:
- ler e compreender um texto;
- identificar o tipo de texto (se é uma narrativa, uma poesia, um texto informativo...);
- responder a várias perguntas sobre o texto;
- procurar informações no texto;
- identificar parágrafos;
- escrever palavras por ordem alfabética;
- reescrever frases no singular, no plural, no feminino ou no masculino;
- identificar frases exclamativas e interrogativas;
- identificar nomes próprios, comuns e coletivos;
- identificar verbos;
- identificar palavras com uma sílaba, duas sílabas, três sílabas...;
- identificar onomatopeias;
- os sinais de pontuação (. , ... ! e ?);
- fazer um levantamento de conhecimentos a partir de uma chuva de ideias; (ver ficha de Expressão Escrita)
- escrever um texto a partir da chuva de ideias; 
(ver ficha de Expressão Escrita)
- escrever um texto com parágrafos, maiúsculas, sinais de pontuação, correção ortográfica e caligrafia bonita;
- ...

» Ficha de Preparação

» Expressão Escrita  

» Ficha 1: O urso Polar

________________________________________________

Para o teste de Matemática, eu tenho de saber:
- ler, escrever e decompor números até ao 400; 
(ver ficha 1)
- ordenar números por ordem crescente e decrescente; (ver ficha 1)
- completar adições com lacunas (exemplo: 250 + ___ = 400); (ver ficha 1)
- identificar o número anterior e o número seguinte de um determinado número; 
- as tabuadas do 2, do 5 e do 10; (ver ficha 1)
- Transformar as adições em multiplicações e as multiplicações em adições; (ver ficha 1)
- multiplicar e dividir (operações simples na representação horizontal); (ver ficha 1)
- adicionar (com e sem transporte) e subtrair (com e sem empréstimo) – na representação vertical/algoritmo; (ver ficha 1)
- compreender e resolver problemas, sem esquecer de mostrar como pensei; (ver ficha 1)
- o “valor” do dinheiro e contar dinheiro; (ver ficha 1)
- completar um diagrama de Venn a partir de dados registados em tabela; (ver ficha 2)
- ler e compreender gráficos e pictogramas; (ver ficha 2)
- construir um pictograma a partir de dados; (ver ficha 2)
- responder a questões sobre os gráficos e os pictogramas; (ver ficha 2)
- ...

» Ficha de Preparação

» Ficha  1 - janeiro

» Ficha  2 - janeiro

________________________________________________

Para o teste de Estudo do Meio, eu tenho de saber:
- que o ar tem peso; (ver ficha 1)
- as partes que constituem uma planta (raiz, caule, folha...) e a função de cada parte (para que serve); 
(ver ficha 1)
- identificar as fases do crescimento de uma planta; (ver ficha 1)
- o que são animais domésticos e animais selvagens; (ver ficha 1)
- identificar animais domésticos e animais selvagens; (ver ficha 1)
- características dos animais: corpo coberto de...; alimenta-se de...; desloca-se...; vive...; nasce...; (ver ficha 1)
- as condições necessárias para os animais viverem (água, temperatura, ar e alimento); (ver ficha 1)
- o que são plantas cultivadas e o que são plantas espontâneas; (ver ficha 2)
- dar exemplos de plantas cultivadas e de plantas espontâneas; 
(ver ficha 2)
- o que são árvores de folha caduca e árvores de folha persistente; (ver ficha 2)
- dar exemplos de árvores de folha caduca e de árvores de folha persistente; (ver ficha 2)
- o que são seres vivos e seres não vivos; (ver ficha 2)
- ...

» Ficha de Preparação

» Ficha  1 - janeiro

» Ficha  2 - janeiro

 


Avaliação Sumativa - 1.º Período

Datas:

- Estudo do Meio: dia 01 de dezembro (terça-feira)
- Matemática: dia 04 de dezembro (sexta-feira)
- Português: dia 09 de dezembro (quarta-feira)
 

Conteúdos:

Para o teste de Português, eu tenho de saber:
- ler um texto narrativo para a professora;
- ler e compreender um texto narrativo;
- responder a perguntas sobre o texto;
- assinalar com X a opção correta, de acordo com o texto;
- contar parágrafos;
- identificar parágrafos pedidos;
- ler e compreender um programa;
- responder a perguntas sobre o texto (programa);
- escrever palavras por ordem alfabética;
- o feminino, o masculino, o singular e o plural;
- reescrever frases no plural, no singular, no feminino ou no masculino;
- identificar palavras de sentido contrário;
- dividir palavras em sílabas e identificar o número de sílabas dessas palavras;
- identificar nomes de pessoas e outros nomes;
- o que é um convite e as suas características principais;
- saber escrever um texto seguindo as indicações dadas;
- fazer parágrafos;
- escrever com a maior correção ortográfica possível;
- escrever utilizando uma caligrafia legível e percetível (letra bonita!);
- ...

» Ficha de Preparação 

» Convite (para escrever)

» Programa (ler e responder a perguntas)

» Ficha de revisões (As renas do Pai Natal)

_________________________________________________

Para o teste de Matemática, eu tenho de saber:
- unidades, dezenas e centenas (decomposição de números);
- identificar superfícies planas e superfícies curvas em sólidos;
- reconhecer poliedros e não poliedros;
- identificar aresta, vértice, face e base;
- o nome dos sólidos geométricos;
- “contar” o número de arestas, de vértices e de faces (faces laterais, base e total) de sólidos geométricos;
- identificar a forma geométrica das faces dos sólidos;
- identificar sólidos a partir de planificações;
- identificar quadriláteros;
- identificar figuras geométricas (incluindo o pentágono e o hexágono);
- reconhecer um triângulo equilátero, isósceles e escaleno;
- identificar o interior, o exterior e a fronteira de um polígono;
- traçar um segmento de reta a partir de pontos dados;
- traçar uma semirreta a partir de pontos dados;
- assinalar um ponto na semirreta oposta a outra;
- a tabuada do 2;
- ler e marcar horas;
- adicionar (algoritmo da adição sem e com transporte) e subtrair (algoritmo da subtração sem e com empréstimo);
- ler, compreender e resolver problemas, mostrando sempre como pensei (através de desenho, esquema, conta...);
- ...

» Ficha de Preparação (com toda a matéria a estudar)

» Problema (Oceanário)

» Ficha de Revisões  (Segmentos de reta, semirretas e semirretas opostas)

» Problema (Kidzania)

» Ficha de Revisões (Horas)

» Ficha de Revisões (Segmentos de reta, semirretas...)

» Ficha de Revisões (Sólidos geométricos, figuras geométricas e linhas)

» Ficha de Revisões (Sólidos geométricos, planificações, triângulos, polígonos e poliedros)

_________________________________________________
 
Para o teste de Estudo do Meio, eu tenho de saber:

- os significados das cores/formas dos sinais (sinais vermelhos e triangulares = perigo; sinais vermelhos e circulares = proibição; sinais azuis e circulares = obrigação; sinais azuis e retangulares = informação...);
- identificar as 4 estações do ano (primavera, verão, outono e inverno);
- a estação do ano em que estamos;
- identificar o tempo que faz;
- reconhecer os símbolos do estado do tempo;
- que o vento é ar em movimento;
- que não vejo o ar mas ele existe;
- que os seres vivos precisam de ar;
- relacionar os órgãos dos sentidos com os respetivos sentidos;
- que a planta é constituída por raiz, caule, folha, flor e fruto;
- a raiz segura a planta ao chão e alimenta a planta;
- as folhas fazem a respiração e a transpiração das plantas;
- o fruto guarda a sementa para que as plantas se possam reproduzir;
- reconhecer árvore, arbusto e erva;
- identificar meios de transporte terrestres, aéreos e aquáticos;
- que os transportes privados são os transportes utilizados pelos seus proprietários;
- que os transportes públicos são os transportes utilizados por toda a gente (outros que não os proprietários);
- identificar / reconhecer meios de comunicação pessoal e meios de comunicação social;
- ...

» Ficha de Preparação  (Com toda a matéria a estudar) 

» Ficha de Revisões (Meios de transporte e Meios de comunicação)

» Ficha de Revisões (Estações do ano, estados do tempo, ar, sentidos, plantas, sinais...)

» Ficha de Revisões (Os sentidos)

» Ficha de Revisões (Aspetos físicos)

 


Avaliação Intercalar - 1.º Período

Datas:

- Estudo do Meio: dia 02 de novembro (segunda-feira)
- Matemática: dia 05 de novembro (quinta-feira)
- Português: dia 09 de novembro (segunda-feira)
 

Conteúdos:

Para o teste de Português, eu tenho de saber:
- ler um texto (de forma fluente)
- compreender um texto;
- compreender o sentido de expressões referidas num texto (inferências);
- responder de forma correta e completa a perguntas;
- copiar corretamente;
- identificar um texto poético;
- identificar versos e estrofes;
- identificar o autor do texto;
- identificar a obra de onde o texto foi retirado;
- identificar palavras que rimam;
- o alfabeto completo;
- identificar letras que, no alfabeto, estão antes e depois de uma letra dada;
- identificar palavras começadas por letras sugeridas (exemplo: pela segunda letra do alfabeto, pela quinta letra do alfabeto...);
- escrever palavras por ordem alfabética;
- reescrever uma frase dada no feminino ou no masculino, no singular ou no plural;
- utilizar corretamente o nh, o lh e o ch;
- quando utilizar o n ou o m (an en in on un ou am em im om um);
- observar imagens e escrever frases (uma ou duas) sobre cada imagem (frases organizadas e bem construídas);
- fazer parágrafos;
- escrever com a maior correção ortográfica possível (sem erros!);
- escrever utilizando uma caligrafia legível e percetível (letra bonita!);
- ...

Ficha de Revisões (Leonor e o computador)

Ficha de Revisões (Onde está o gato?)

Ficha de Expressão Escrita (A bruxa e os patins)

Ficha de Expressão Escrita (A bruxa e o rádio)

Ficha de Expressão Escrita (A bruxa e o vaso)

Ficha de Expressão Escrita (A caixa)

Ficha de Ortografia (am em im om um)

_________________________________________________

Para o teste de Matemática, eu tenho de saber:
- os números até 200;
- completar adições de modo a obter como resultado o 100;
- completar adições de modo a obter como resultado o 200;
- decompor números, fazer a leitura por extenso e a leitura por ordens (até 200):
- completar sequências, adicionando sempre 10 (até 200);
- escrever números por ordem crescente e decrescente;
- utilizar os sinais <, > e =;
- o que são polígonos e não polígonos;
- os números ordinais;
- pintar figuras com a mesma área em papel quadriculado;
- identificar se as figuras são iguais ou equivalentes;
- identificar pontos equidistantes;
- adicionar recorrendo ao algoritmo (sem e com transporte);
- subtrair recorrendo ao algoritmo (sem empréstimo);
- compreender e resolver situações problemáticas;
- descrever um pequeno percurso, entre dois pontos, utilizando as palavras esquerda, direita, um quarto de volta…
- ...

Ficha de Revisões

_________________________________________________
 
Para o teste de Estudo do Meio, eu tenho de saber:

- o nome da minha escola;
- o meu nome completo;
- a data do meu nascimento (dia, mês e ano);
- o ano em que entrei para a escola (no 1.º ano);
- quantos meses tem um ano;
- que os meses podem ter 30, 31, 28 ou 29 dias;
- o que é um ano comum;
- o que é um ano bissexto;
- os meses do ano;
- quantos dias tem cada mês (30, 31 ou 28/29 dias);
- “ler” um calendário (observando o calendário, saber a que dia da semana começa o mês e em que dia acaba, em que dia “encontramos” determinado dia do mês...);
- os dias da semana (e saber quais são os dias úteis e os dias de fim de semana);
- ordenar acontecimentos da minha vida (nascimento, primeira palavra dita, primeiro dente caído, entrada para a escola...);
- traçar um percurso dado numa planta;
- identificar o ponto de partida e o ponto de chegada;
- identificar comportamentos seguros e corretos na rua;
- pintar corretamente  os semáforos (para os peões e para os carros);
- os significados das cores/formas dos sinais (sinais vermelhos e triangulares = perigo; sinais vermelhos e circulares = proibição...);
- ...

Ficha de Revisões


Avaliação Diagnóstica

Datas:

- Estudo do Meio: dia 23 de setembro
- Matemática: dia 25 de setembro
- Português: dia 29 de setembro
 

Conteúdos:

Para os testes, tenho de saber:

- os conteúdos trabalhados no 1.º ano.






Testes de
Avaliação



 
Já sabem...
 
Nos próximos testes sumativos:
 

. por cada 100% = 2 chocolates, uma salva de palmas e 2 beijinhos;

. por cada 95% a 99,5% =  1 chocolate, uma salva de palmas e 2 beijinhos.

. por cada 90% a 94,5% = 1 chocolate, palmas e 1 beijinho.

Vamos ver quem ganha mais chocolates, palmas e beijinhos??? 

Nos testes,
todos têm, à partida, 100%.
Depois, é contigo!
Portanto, só tens de fazer o teu melhor!



Classificação / Percentagem

Insuficiente - 0 % - 49 %

Suficiente - 50 % - 69 %

Bom -  70 % - 89 %

Muito Bom - 90 % - 100 %

 



Compreensão do Oral

» 1- Ficha Compreensão do Oral 

ouvir o documento áudio

- 2012/13 | 3.º Período | Áudio

------------------------------------

» 2- Ficha Compreensão do Oral 

ouvir o documento áudio:

2011/12 | 3.º Período | Áudio

------------------------------------

» 3 - Ficha Compreensão do Oral 

ouvir o documento áudio:

2013/14 | 3.º Período | Áudio